quarta-feira, 9 de abril de 2008

Átomos


Os átomos são formadores de matéria e energia. Quando os cientistas descobriram o átomo, acharam que era a menor partícula de matéria e que de tão pequena era indivisível. Por isso, foi chamada de átomo, que quer dizer indivisível, pois “a” quer dizer "não" e “tomo” divisível.
Mas em 1997, o físico inglês Joseph Thomson descobriu que os átomos eram divisíveis, pois dentro do átomo havia o elétron (partícula com carga elétrica negativa). Mas o nome continuou átomo mesmo.
Em 1911, o neozelandez Ernest Rutherford mostrou que o átomo tinha um núcleo e que lá dentro tinha os prótons (partícula com carga elétrica positiva). Os elétrons ficam girando em torno do núcleo, do mesmo jeito que a Terra gira em torno do Sol.
Em 1932, o físico inglês James Chodwick descobriu o nêutron, partícula neutra (sem carga), companheira do próton no núcleo.
O átomo é, então, um núcleo formado por prótons e nêutrons. Ao redor ficam os elétrons girando em suas órbitas (caminhos).
No início dos anos 60, os cientistas já achavam que os prótons e nêutrons eram formados por partículas ainda menores. E eles estavam certos. Essas partículas receberam o nome de quarks.
Os cientistas acham que existem seis tipos de quarks dentro dos prótons e dos nêutrons. São eles: up, down, charm, strange, bottom, top.
No átomo, os elétrons mudam de órbita pelo salto chamado quântico. Quanto mais perto o elétron fica do átomo, mais energia ele tem.
Em alguns tipos de átomos, os elétrons são pouco ligados ao núcleo, podendo facilmente saltar para outro átomo. estes Elétrons são chamados de elétrons livres. Quando esses elétrons se movem de átomo em átomo, se cria energia elétrica.

Nenhum comentário: